Integral MV1 | SOCIALIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, AUTONOMIA, ROTINA, HÁBITO DE ESTUDO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!

A Rede MV1 trabalha com alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Possui uma infraestrutura completa que proporciona aos alunos um local confortável e adequado para sua formação pessoal e intelectual.

Com a vida cada vez mais atribulada dos pais, que normalmente permanecem o dia todo no trabalho, a realidade educacional brasileira vem mudando gradativamente. Sem terem com quem deixar seus filhos, precisam procurar por alguma alternativa que garanta segurança e estrutura, sem negligenciar o aprendizado.

A proposta do Horário Integral da Rede MV1 privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria uma perspectiva do tempo de permanência em nosso Colégio.

Partimos do pressuposto de que o Horário Integral deve transformar a escola na extensão da casa de cada aluno, e nela ele deve ter tempo não apenas para estudar e desenvolver o seu conhecimento formal, mas também para se socializar, praticar esportes, atividades artísticas, brincar bastante, alimentar-se de maneira saudável e, é claro, descansar.

Entendemos que o aluno deve desenvolver toda uma rotina de estudos necessária para um bom aprendizado e garantimos isso com o Acompanhamento e Reforço Escolar, realização de tarefas de casa e pesquisas, com professores capacitados e especializados em Horário Integral.

O período integral vai muito além de simplesmente oferecer um local para que os estudantes passem tempo com a devida supervisão. Essa modalidade reorganiza completamente espaço e conteúdos, reestruturando a rotina dos alunos. É um tempo dedicado às atividades extraclasse, como as oficinas de Psicomotricidade e Educação Física, Educação Nutricional e Inglês todos os dias, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social dos nossos alunos, além de despertar o interesse para diferentes áreas.

Com o acompanhamento dos alunos em Horário Integral eles acabam desenvolvendo mais atenção e interesse nas disciplinas que cursam no horário regular (PARTE DA TARDE). Também criam responsabilidade com os materiais, horários de estudo e várias outras tarefas.

PRINCIPAIS VANTAGENS DO HORÁRIO INTEGRAL

  • ACOMPANHAMENTO NOS ESTUDOS E REFORÇO ESCOLAR: o aluno recebe orientação pedagógica especializada para organizar sua rotina e seus estudos. Fica mais fácil, por exemplo, planejar o tempo que deve ser dedicado a cada disciplina, identificando quais matérias são prioridades, por isso demandando um empenho maior, e quais já estão melhor dominadas. Outra vantagem para o aluno é que, com a presença diária de um pedagogo na escola, é possível desenvolver melhor o hábito de estudar, aprendendo técnicas para melhorar a concentração e assimilar melhor o conteúdo das matérias escolares. Fazendo as tarefas com supervisão de profissionais capacitados, a criança aprende também a distribuir melhor os momentos de estudo e lazer. Ao chegar em casa, poderá desfrutar totalmente da companhia dos pais, pois as tarefas estarão todas concluídas.
  • AUMENTA O RENDIMENTO DO ALUNO: existe um tempo determinado para tudo: assistir aulas, resolver questões sobre as disciplinas do dia, estudar para as provas, tirar dúvidas com os professores, praticar esportes, realizar atividades culturais e tecnológicas, além de desfrutar de momentos de lazer e fazer as refeições. Com a organização do tempo proporcionando horas adequadas para cada atividade, os alunos alcançam um nível incrível de autonomia.
  • PROPORCIONA TRANQUILIDADE AOS PAIS: para os responsáveis que precisam trabalhar fora o dia todo, não tendo escolha entre acompanhar o filho e suprir as necessidades básicas da família, o período integral na escola oferece segurança e a certeza de que seus filhos estão em um ambiente saudável, confortável e promissor.
  • FORTALECE HÁBITOS DE HIGIENE: Os hábitos saudáveis de vida são sempre ensinados. Monitorar constantemente se a criança escovou os dentes após as refeições ou lavou as mãos antes de comer também passa a ser tarefa do passado com a escola em período integral. Nesse contexto, até o banho na escola é uma opção, sabia? Assim, a criança já chega em casa mais tranquila e relaxada para aproveitar o resto do dia com a família.

E o melhor é que, na escola integral, esses aprendizados ocorrem naturalmente, principalmente a partir do exemplo. Ao observarem as outras, as crianças se sentem incentivadas a acompanhar, cuidar da higiene junto com os coleguinhas, sem sofrimento e com muita alegria!

  • AJUDA A CRIAR IDENTIDADE E AUTONOMIA: Por favorecer o convívio social, a escola integral contribui (e muito) para a construção da identidade e da autonomia das crianças. Não se esqueça, ainda que a família seja o primeiro canal de socialização da criançada, a escola vem logo em seguida. O contato com outros colegas desde cedo ajuda a estimular o autoconhecimento, começando pelo nome, pelas características físicas e pelos modos de pensar e agir. Conhecer a si mesmo e construir uma identidade significa entender os próprios desejos e gostos, além de certas habilidades.

É importante destacar que a criança construirá a própria identidade a partir das pessoas com as quais convive e estabelece os primeiros vínculos. Daí é que vem a importância de mantê-la durante todo o dia com profissionais gabaritados, capazes de ajudar na criação dessa identidade. Tudo permeado pela constante parceria entre pais e escola.

O integral ainda ajuda a explorar a autonomia dos alunos. A partir do reconhecimento da própria identidade, as crianças começam a adquirir uma independência progressiva, que envolve se expressar por meio de linguagem e gestos, cuidar da própria higiene e da alimentação, desenvolver o desejo de descansar e a capacidade de tirar uma soneca sozinho, além de tomar decisões e ter vontade própria. E tudo isso contribui também para que o aluno se torne um ser sociável.

  • DISPONIBILIZA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL: Com a correria diária, muitos pais acabam deixando em segundo plano, a alimentação saudável dos filhos, um pouco de lado, tendo que recorrer às refeições mais rápidas e simples.
  • SEGUE O MODELO DE PAÍSES DESENVOLVIDOS: O ensino integral é uma tendência da educação moderna que já existe em diversos países de primeiro mundo, como Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Chile, Irlanda e Finlândia.

SOCIALIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, AUTONOMIA, ROTINA, HÁBITO DE ESTUDO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!