MV1 Anderson - 1984

MV1 Anderson - 1984

Sobre a nossa escola

A Rede MV1 de Ensino é uma instituição que agrega alunos em todo o estado do Rio de Janeiro, compartilhando uma metodologia desenvolvida no decorrer de um contínuo processo de aprimoramento. Em todas as suas unidades, que se localizam na Capital (Tijuca e Ilha do Governador), Niterói, São Gonçalo e Volta Redonda, a equipe está sempre voltada para a adequação da linguagem, dos conteúdos, das atividades e do material utilizado nos diversos segmentos educacionais em que atua.

Desde 1978 estamos comprometidos com o que há de mais moderno, dinâmico e seguro em Educação. O sucesso obtido reforça a certeza de que o foco das preocupações de uma instituição de ensino séria não pode deixar de ser o pleno desenvolvimento da criança e do jovem a fim de que o futuro possa acolhê-los de forma satisfatória, como pessoas bem resolvidas, profissionais de sucesso e cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com a sociedade. Na Tijuca, o MV1 teve o início de sua história. De curso pré-vestibular os educadores Jose Carlos Portugal e José Antônio Teixeira (in memoriam) alcançaram todos os níveis da educação básica, sempre voltados para a construção de um processo pedagógico onde seja possível a construção sistemática do conhecimento, a fixação dos conceitos e valores, sempre estimulando a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Em 1997, começamos a trabalhar em Volta Redonda, unindo forças ao Colégio Macedo Soares, fundado em 1946 pela CSN. Em 1998, chegamos à Niterói, no Colégio MV1 Icaraí. No ano 2000, foi a vez de São Gonçalo receber a nossa escola. Junte-se isso às atividades desenvolvidas na Ilha do Governador em diversos endereços e temos uma rede de escolas sólida e estruturada para oferecer o melhor para nossos alunos.

Além de inúmeras atividades extraclasse e vivências pedagógicas diferenciadas, a Rede MV1 de Ensino tem ainda o constante compromisso com o acesso à Universidade. Aulas específicas e muita informação sempre colocam o aluno da Rede MV1 nos melhores lugares dos concursos de seleção do Rio de Janeiro.

Nosso Histórico

1978
No dia 20 de janeiro, é inaugurada a primeira sede da Rede MV1, na Rua Pareto, número 55, que atendia somente alunos de Pré-Vestibular. No final deste mesmo ano é aberta uma segunda sede, também na Rua Pareto, para ampliar sua capacidade de atender à demanda por um Ensino de Qualidade.
1979
Após um início com retumbante sucesso, é aberta uma sede atendendo do 5ª série do 1º grau (atual 6º ano do Fundamental) ao 3º ano do 2º grau (atual Ensino Médio) na Rua Maxwell. Esta sede foi desativada em 1984 e há um prédio em seu terreno, atualmente.
1982
Com a aquisição do Jardim Escola Esquilinho Amigo e do Centro Renovador de Ensino, na Rua Uruguai, é criado o MV1 Júnior e o MV1 Esquilinho Amigo. Posteriormente (1997) a Educação Infantil da nossa escola muda-se para uma casa na Rua José Higino 367 e vira Espaço Infantil MV1 Tijuca.
1984
O tradicional Colégio Anderson é adquirido e nasce o MV1 Anderson, na Rua Barão de Mesquita, bem diferente e menor do que colégio que existe hoje . O Anderson atende, neste instante, alunos da 5ª série do 1º grau ao 2º ano do 2º grau.
1996
É inaugurado o Anexo ao MV1 Anderson, atendendo exclusivamente alunos do C.A. à 4ª série (Atual Ensino Fundamental I)
1997
A Rede MV1 chega à Niterói com o Colégio MV1 Icaraí, que atende alunos da Educação Infantil ao Vestibular. Também é inaugurada a nova sede de Educação Infantil da Rede MV1 Tijuca. É desativado o MV1 Esquilinho na Rua Uruguai e iniciado o trabalho na casa reformada da Rua José Higino 367, atualmente conhecido como Espaço Infantil MV1 Tijuca.
1998
A Rede MV1 adquire o tradicionalíssimo Colégio Macedo Soares, em Volta Redonda, e passa a atuar no Sul Fluminense, numa tradicional escola com mais de 1000 alunos, da Educação Infantil ao Vestibular.
2001
O MV1 Júnior sofre uma expansão ao integrar mais dois imóveis à sua sede original, passando a contar com uma quadra coberta e mais salas de aula para atender confortavelmente a seus alunos.
2009
O Professor Jose Carlos da Silva Portugal é eleito Personalidade Educacional 2009, em votação realizada pela Folha Dirigida, coroando seu trabalho como empreendedor de sucesso na área do ensino e seu mandato como membro do Conselho Estadual de Educação do RJ, onde presidiu a Câmara Básica.
2013
É introduzida a Educação Infantil no MV1 Anderson – Anexo, com a inauguração de um novo espaço amplo e totalmente reformado para atender às específicas necessidades da faixa etária a que se destina: o Espaço Infantil MV1 Anderson.